Como montar uma loja virtual

Você pensa em abrir uma loja virtual, porém, não sabe por onde começar. Nesse artigo, saiba como montar uma loja virtual! Vamos mostrar o que você deve fazer para montar seu e-commerce.

O e-commerce conquistou o gosto do consumidor. O sucesso dessa modalidade é resultado de uma série de mudanças no comportamento dos consumidores, ou seja, o uso massivo de smartphones e ainda a praticidade das compras online.

Essa tendência de aumento das vendas pela internet veio para ficar, pois são inúmeras vantagens tanto para o consumidor que se beneficia da comodidade de fazer suas compras dentro de casa, como também para o lojista que pode vender seus produtos ou serviços 24 horas por dia.

Além disso, vendendo pela internet você pode ter um alcance amplo de consumidores, ou seja, quando se tem uma loja física o espaço de alcance de consumidor fica restrito aquela localidade. Já na loja virtual não existe limites. Você que estipula o alcance de seus consumidores.

Mas não se engane, para se ingressar nesse tipo de mercado,  o  empreendedor precisa de preparo, conhecer a fundo o nicho em que pretende competir, além de conhecimento  dos possíveis concorrentes, a precificação dos produtos, marketing, dentre outros. Contrate nossa consultoria financeira para mei

A PREPARAÇÃO PARA O MERCADO VIRTUAL

Atualmente, abrir uma loja online não é mais uma forte tendência e sim uma necessidade. Por isso, as empresas sejam elas de pequeno, médio e grande porte, em massa, tiveram que se adaptar por um espaço na internet.

Diante dessa situação, você tem um grande desafio de se destacar aos inúmeros concorrentes. O que fazer frente a essa concorrência?

A resposta está em conhecer o mercado a fundo. Mapear os concorrentes, o que eles fazem ou deixam de fazer, bem como quais são as suas estratégias de marketing, de vendas e de precificação.

É preciso ter um planejamento e controle financeiro muito bem estruturado, que destaque os seus diferenciais para o mercado consumidor. Além disso, você deve ter um análise de quais são os  produtos de maior sucesso entre os seus consumidores. Os que têm maior margem de contribuição para a sua lucratividade.

O RAMO DO NEGÓCIO QUE VAI TRABALHAR

Na internet é possível vender praticamente tudo. Você tem que ter bem definido qual o  mercado que irá atuar.

Você pode escolher entre os mais diversos setores de comércio virtual como: alimentício, vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos e até de educação para vendas de cursos. São inúmeras opções de negócios.

Vale ressaltar que, quanto mais óbvio for o seu negócio, maior será o número de concorrentes. O interessante será você escolher um nicho de mercado ainda pouco explorado.

Assim, fica mais fácil construir uma audiência fiel e engajada, que acompanhará a sua loja virtual por um longo tempo, fomentando as vendas.

Tenha em mente algo que você conheça bem, de maneira que, você conseguirá articular melhor as suas parcerias, os seus fornecedores e montar uma estratégia de marketing mais acertada.

Quando se conhece a fundo o produto ou serviço que queremos vender, temos argumentos naturais para convencer o público sobre sua relevância, fazendo com que, as vendas fluem mais facilmente.

O MAPEAMENTO DO PÚBLICO ALVO

O público alvo é definir para quem você vai vender seus produtos ou serviços. Conhecendo o seu cliente como comportamento, hábitos, você consegue trabalhar melhor suas promoções, ofertas.

Outra vantagem de ter o seu público bem definido é saber exatamente como se comunicar com ele. De maneira que, você vai saber quais são suas preferências, seu modo de comunicação.

Você deve saber como os seus clientes costumam comprar, por qual motivo, quando e onde. Em quais plataformas eles interagem diariamente, que tipos de conteúdos consomem e como chegam até você pelos buscadores de internet.

 MODELO DA  SUA LOJA VIRTUAL

Essa decisão está relacionada no montante de dinheiro que você tem disponível para investir no seu negócio.

Ao montar uma loja virtual, com plataforma própria, é preciso pensar em todos os investimentos necessários para que a operação funcione com eficiência como: investimento na construção de um site, estrutura física, logística, marketing, e dentre outros.

Se você não tem ainda capital suficiente para montar a loja virtual com plataforma própria, ou que prefere experimentar com cautela este novo canal de vendas, uma boa opção é vender nos Marketplace.

Esse modo de vender funciona da seguinte forma: um e-commerce grande, já estabelecido no mercado, abre sua vitrine para que pequenos varejistas possam anunciar seus produtos naquela loja e vender através dela.

Para que opta pelo Marketplace, a vantagem é que seus produtos ganham uma visibilidade grande logo quando você se cadastra, sem necessidade de muito investimento.

Vale ressaltar que, essas plataformas cobram taxas altas sobre o valor da venda. Mesmo pagando essas tarifas, o Marketplace é uma boa opção de venda, principalmente para quem está começando um negócio e tem pouco dinheiro para investir.

Também é possível você ter uma página na rede social, as mais comuns são a do Facebook e no Instagram.

Criando uma página nessas redes você terá a possibilidade de apresentar seus produtos ou serviços com fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações específicas de produtos ou serviços que oferece, entre outras opções.

Essas páginas são uma ótima opção para divulgar seus produtos ou serviços de maneira gratuita.

CUSTOS PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL

Ela precisa ser considerada com atenção, uma vez que você deve se preparar financeiramente para fazer a gestão do seu negócio.

Esse é um erro comum entre os empreendedores, que não levam em consideração o planejamento inicial de todos os gastos necessários para abrir o novo negócio e também sustentá-lo até às vendas começarem acontecer.

Como os estoques de mercadorias que você deve fazer uma previsão do valor gastos necessários até a empresa ter vendas que cubram todos os custos.

O capital de giro necessário, que são os custos operacionais do negócio, vai depender do tamanho do negócio e do ramo de atuação.

 A contabilidade Ferreira Guimarães pode te ajudar no planejamento da sua loja virtual.

O REGISTRO DA EMPRESA

Não é necessário ter um CNPJ para se vender pela internet, porém ter uma empresa formalizada com um número de CNPJ irá te proporcionar, condições para emissão de Nota Fiscal dos produtos vendidos, além disso, ter acesso à abertura de conta em bancos, como também para comprar de seus fornecedores.

Uma boa opção para obter o seu CNPJ é você fazer seu registro como Microempreendedor Individual –Abrir MEI .

Essa modalidade de empresa a tributação é muito simples você tem apenas que pagar o DAS que é 5% do salário mínimo vigente mais  um real para comércio e cinco reais para serviço

Entretanto, para essa modalidade de tributação MEI é exigido um limite de faturamento de R$81.000,00 reais  por ano.

Outra opção é registrar sua empresa como Microempresa, você pode ter até 360.000,00 por ano,  ou Empresa de Pequeno Porte de até R$4.800.000,00 .

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Se você começar a sua loja online com um planejamento em prática, reduzirá drasticamente suas chances de fracassar.

Percebemos que, a maioria dos empreendedores ignora essa parte do processo de planejamento inicial da empresa, e quando percebem já é tarde de mais.

É fundamental, você iniciar sua loja online já tendo um planejamento sustentável, de maneira que você consiga prever os momentos difíceis e a se preparar para as oportunidades.

A contabilidade Ferreira Guimarães pode te ajudar no planejamento do seu negócio.

Desejo sucesso com seu negócio.

 Elisângela Guimarães

Contadora da Contabilidade Ferreira Guimarães

Gostou da publicação? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Você também pode gostar