COMO TER PREÇOS COMPETITIVOS NA EMPRESA

Os preços dos produtos e serviços é a parte mais importante da empresa. A empresa vai se desenvolver a partir dos preços determinados. Principalmente em mercados com um grande número de concorrentes. As empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

Entretanto, devido à falta de informações sobre os custos e o mercado em que atuam, muitos empresários apresentam dificuldades na definição do preço de venda.

Você vai ler nesse artigo:

  • A falta de informação sobre a precificação correta causa prejuízos a empresa
  • a formação dos preços de maneira adequada
  • Apuração precisa de todos os custos
  • Os preços devem ser estipulados de acordo com o mercado de atuação
  • O cuidado com a margem de lucro
  • Verificar se o público alvo tem condições de pagar pelos preços determinados
  • Os preços de acordo com a concorrência
  • O cálculo de precificação pelo Método Markup

A FALTA DE INFORMAÇÃO SOBRE A PRECIFICAÇÃO CORRETA CAUSA PREJUÍZOS A EMPRESA

Por isso, em muitas empresas, os preços e as promoções são colocados de uma maneira aleatória. É comum encontrar empresas que em situação de forte concorrência, adotam estratégias de baixarem preços sem nenhum critério e acabam incorrendo em prejuízos, inviabilizando o negócio.

Para fixar o preço de venda de seus produtos, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da forma de preços, bem como compreender sua estrutura.

A FORMAÇÃO DOS PREÇOS DE MANEIRA ADEQUADA

A empresa, que forma seu preço de forma adequada, contendo todos os custos incorridos, analisando a margem de retorno; além de verificar se o público alvo pode pagar pelo preço oferecido. E ainda, está de acordo com o preço da concorrência com certeza vai dar muito bem no mercado.

APURE PRECISAMENTE TODOS OS CUSTOS

O preço dos produtos e/ou serviços oferecidos devem ser bem calculados. Além de verificar todos com os gastos obtidos, deve-se calcular a mão de obra direta. Não esqueça de somar os custos indiretos que são: frete, despesa com cartão de crédito, dentre outras. Deve somar as despesas fixas da empresa, que também influencia nos preços.

OS PREÇOS DEVEM SER ESTIPULADOS DE ACORDO COM O MERCADO DE ATUAÇÃO

Os preços determinados não devem ser extrapolados de maneira que, os clientes se recusem a adquirir os seus produtos e/ou serviços, por acharem que os preços estão altos. Assim, também deve considerar o valor que os clientes estão dispostos a pagar.

Os clientes influenciam o preço à medida que promovem a demanda. A clientela exerce um papel importante, e fazem com que as empresas tornem dependentes, são os clientes que promovem as vendas, por isso, a formação dos preços deve ser analisada sob as expectativas dos clientes.

O CUIDADO COM A MARGEM DE LUCRO

O valor da margem de lucro deve absorver todos os custos do produto e despesas da empresa, além disso, dentro desse valor, deve ter um valor reservado para o seu lucro, ou seja, o fruto do seu trabalho.

VERIFICAR SE O PÚBLICO ALVO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR PELOS PREÇOS DETERMINADOS

 Você deve ajustar os seus preços ao público que deseja alcançar. Preços muito altos, assustam os possíveis clientes, como também, preços muito baixos, podem colocar em dúvida a qualidade dos produtos e/ou serviços, ou até mesmo, a credibilidade da empresa.

OS PREÇOS DE ACORDO COM A CONCORRÊNCIA

Você deve verificar o preço dos seus concorrentes, conforme já mencionamos, não é para baixar os seus preços e sim para você comparar se seus preços estão de acordo com os estipulados no mercado.

Após analisar, e você verificar que os seus preços estão muito acima ou ainda muito abaixo da concorrência você deve fazer um levantamento do motivo do seu preço não está de acordo com os preços estipulados no mercado e se necessário, fazer alguns ajustes no produto ou serviço, na margem de lucro ou até mesmo na diminuição das despesas fixas da empresa. O importante é não perder a lucratividade do produto.

Por isso, o empresário deve se empenhar ao máximo para que os preços fiquem de acordo com os seus custos e despesas, de acordo com o preço da concorrência e de acordo com o que os clientes possam pagar.

O CÁLCULO DE PRECIFICAÇÃO PELO MÉTODO MARKUP

O método MARKUP, esse é uma fórmula de precificação de produtos e serviços utilizada pela maioria dos empresários. Ela vai abordar todos os custos e despesas, além de calcular um índice de lucratividade para os produtos e serviços.

PV= CMV(*) (100/(100 –( % Impostos + % Comissões + % Despesas Fixas + %Lucro)

Sabemos que o processo de precificação de produtos e serviços dentro de uma empresa é complexo, principalmente para empreendedores que tem muitas atividades a serem desempenhadas. Por isso, convidamos você a contratar as nossas consultorias que vamos te ensinar a ter preços competitivos dentro da sua empresa. https://contadorconsultoronline.com/servicos-de-consultoria-financeira-e-empresarial/

Gostou da publicação? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Você também pode gostar

COMO TER UMA EMPRESA LUCRATIVA

Ter uma empresa atualmente no Brasil é muito complicado em qualquer segmento. Por isso, o maior desafio é ter uma empresa lucrativa