Como fazer a Declaração Anual MEI – DASN

A DASN é obrigatória para todos que se enquadram na modalidade MEI e deverá ser emitida até o dia 31/05 do ano seguinte. Saiba como fazer a declaração anual MEI.

Se não cumprir esta obrigação, dentro do prazo, os cadastrados nessa modalidade MEI – Microempreendedor Individual pagará multa de até 20% do valor dos tributos arrecadados e ficará impedido de emitir as guias (DAS) mensais.

Antes de iniciar o preenchimento da Declaração MEI , você deve ter em mãos um relatório de todo o faturamento (Receitas) obtido do ano anterior,  ou seja, somados mês a mês.

Para fazer a Declaração Anual MEI, você deverá acessar:

DASN SIMEI – Declaração Anual do Simples Nacional

www8.receita.fazenda.gov.br

Você irá diretamente para essa tela. Preencha o número do CNPJ de sua empresa. Clique no botão

Continuar

Nessa tela você vai colocar:

– Tipo de Declaração: Selecione o Ano que vai ser declarado às informações.

– Retificadora : Marque esta opção apenas se a DASN Original já tiver sido enviada e for preciso alterar alguma informação.

Na “Data do Evento” colocar a data do encerramento da empresa. Esta opção só deve ser utilizada, se você estiver dado baixa na sua empresa.

Clicar em:

Continuar

Na próxima tela você vai colocar:

– Se você tem ocupações ligadas ao comércio, indústria, serviço de transporte intermunicipal e/ou fornecimento de refeições, informe nesse campo o valor total da Receita Bruta (vendas) obtida no ano referente à Declaração. Caso não tenha coloque o valor 0,00.

– Se você tem ocupações de prestação de serviços de qualquer natureza, exceto transportes intermunicipais e interestaduais, informe neste campo o valor da Receita Bruta total (vendas) obtida no ano referente à Declaração. Caso não tenha coloque o valor 0,00.

– Informe se possui empregado (a) durante este período.

Clicar em:

Continuar

Confira a relação de boletos (DAS) emitidos e pagos durante o ano e clique em:

TRANSMITIR

Assim, você vai está em dia com a Receita Federal e deverá apenas pagar os Boletos do DAS mensalmente.

Para ter controle do seu faturamento adquira a Planilha do MEI, essa é uma maneira simples de você fazer o controle do seu faturamento.

Conheça também as obrigações do MEI.

Gostou da publicação? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Você também pode gostar