COMO TER UMA EMPRESA LUCRATIVA

O que você vai ler nesse artigo:

  • A principal causa das empresas fecharem as portas
  • O Controle financeiro é essencial ao sucesso do negócio
  • Um dos requisitos básicos é separar as finanças empresariais das pessoais
  • O controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa
  • O que deve ser feito para ter uma empresa sustentável financeiramente

Ter uma empresa atualmente no Brasil é muito complicado em qualquer segmento. São tantas as dificuldades apresentadas como falta de crédito, de incentivos fiscais, concorrência acirrada, mercado saturado que muitos dos empreendedores, desiste do negócio na primeira dificuldade apresentada.

A PRINCIPAL CAUSA DAS EMPRESAS FECHAREM AS PORTAS

Conforme dados apresentados pelo SEBRAE, 60% das empresas abertas no Brasil, fecham as portas antes de completarem cinco anos de existência. Esses dados são preocupantes, pois, o empreendedor já começa o negócio já sabendo que a chance de dar errado é maior que a de dar certo. Ocasionando, essa concepção em empreendedores desanimados, ou ainda, sabendo que o negócio não está dando certo se acomodam e não tomam atitudes para melhorar a empresa. E quando percebem a empresa já está fadada a falência.

Antigamente, vimos casos de empresários, mesmo não exercendo uma boa gestão da empresa se davam bem. Atualmente, a situação mudou, o empreendedor não pode mais contar com a sorte. Uma boa gestão empresarial e financeira são os requisitos básicos para o sucesso no negócio.

O CONTROLE FINANCEIRO É ESSENCIAL AO SUCESSO DO NEGÓCIO

Um dos requisitos para ter uma empresa de sucesso é ter controle das finanças da empresa. Percebemos que, a maioria dos pequenos empresários desconhece o valor exato total de suas vendas. Para os empreendedores, saber controlar o valor exato de quanto à empresa estar ganhando e quanto estar gastando em suas atividades, tornou-se um desafio.

É muito comum ouvirmos a expressão “eu não sei para onde vai todo o dinheiro que ganhei com as vendas”. Esse problema é percebido quando o empreendedor mistura as finanças pessoais com as empresariais.

UM DOS REQUISITOS BÁSICO É SEPARAR AS FINANÇAS EMPRESARIAIS DAS PESSOAIS

É de extrema importância separar as finanças empresariais com as contas pessoais. Dessa forma, o empreendedor, tem a chance de identificar os pontos em que pode economizar e os pontos em que precisa investir.

A gestão financeira é essencial à sobrevivência da empresa. Não adianta se você oferece um bom produto ou serviço, se não tiver um controle rígido das finanças da empresa.

O controle financeiro da empresa abrange o processo de apurar os investimentos, os custos, as despesas, as entradas e saídas de dinheiro do negócio.

O CONTROLE DAS ENTRADAS E SAÍDAS DE DINHEIRO DA EMPRESA

 Para que a empresa tenha prosperidade, é fundamental que os recursos consumidos no funcionamento e os valores gerados com as operações sejam corretamente gerenciados, ou seja, apurar precisamente todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa.

O objetivo da gestão financeira é garantir as condições adequadas para a prosperidade da empresa ao longo do tempo. Não fazer corretamente esse processo pode gerar irregularidades nos recursos da empresa, além do descontrole dos gastos e investimentos; trazendo danos para os processos e risco de falência.

Frequentemente, vimos empresários que não dão muita importância para apuração precisa de toda entrada e saída de dinheiro da empresa. O negócio pode até alcançar um bom posicionamento, porém, em momentos de crise, o negócio não vai sobreviver pela falta de planejamento e controle financeiro. 

O QUE DEVE SER FEITO PARA TER UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL FINANCEIRAMENTE

Ter uma empresa sustentável financeiramente significa que a instituição proporcione lucro, ou seja, após absorver todos os custos obtém um lucro razoável.

Muitos empresários, tem a falsa ilusão de medir a prosperidade da empresa pelo volume de vendas. Imaginando que faturar alto é garantia de lucro e dinheiro no bolso no final do mês. Mas não é bem assim que funciona, já que é preciso deduzir todos os custos para descobrir quanto realmente sobrou no caixa.

Logo, é possível faturar muito e lucrar pouco, ou até ficar no vermelho mesmo com os índices de vendas lá em cima.

Sabemos que o processo de ter uma empresa que proporcione um lucro razoável é complexo, principalmente para o empreendedor que está iniciando um negócio e não tem muita experiência na gestão da empresa. Por isso, convidamos você a contratar as nossas consultorias que vamos te ensinar a ter uma empresa que proporcione muitos lucros. Clique no link abaixo e inicie agora uma Empresa de Sucesso.https://contadorconsultoronline.com/servicos-de-consultoria-financeira-e-empresarial/

business

Gostou da publicação? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram

Você também pode gostar